quinta-feira, 30 de julho de 2009

VITÓRIA DOS PRAÇAS: DESMILITARIZAÇÃO É APROVADA PELA GRANDE MAIORIA NA ETAPA DA 1ª CONSEG EM SC


A desmilitarização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foi a principal diretriz aprovada pelos conferencistas na etapa catarinense da 1ª Conferência Nacional. Depois dos debates em grupos, na tarde de quarta-feira (29/07), a tese "Desmilitarização da Polícia Militar e Bombeiros Militares como forma de abrir o diálogo e criando código de ética único, respeitando a hierarquia a disciplina e os direitos humanos" foi a mais votada. A diretriz apresentada pela APRASC e os representantes dos praças recebeu360 votos, mais de 100 votos da segunda diretriz mais votada.

O presidente licenciado da APRASC, Manoel João da Costa, foi a representação que mais recebeu votos todos entre todos os delegados eleitos. Representando os praças da Polícia Militar, J. Costa recebeu 99 votos. A vitória representa o respeito da sociedade civil, incluindo os conselhos de moradores e segurança, e dos trabalhadores de todas as corporações da segurança pública com o sargento J. Costa. É o reconhecimento de sua luta em defesa dos praças e da segurança pública catarinense. Representa ainda o respeito que a sociedade tem pela entidade dos praças.

Foram eleitos ainda, no segmento da sociedade civil: o subtenente Cesar Ney Rosa, Edileuza Garcia Fortuna (Movimento Mulheres que Lutam) e Ledicleide Fernandes Bezerra Rosa (Movimento Mulheres que Lutam). Todos representando as teses da APRASC. Para o bombeiro militar Rogério Ferrarez, conhecido como Tio Ruja, faltaram dois votos para ser eleito. Mas ficou como primeiro suplente.

Vários representantes da sociedade civil e de outras categorias que são apoiadores do movimento aprasquiano também se elegeram. Prevaleceu a solidariedade entre a base dos servidores e a sociedade. Os oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se utilizaram do artifício de colocar praças tutelados pelo comando para tomar as vagas dos legítimos representantes dos praças.

Não é exclusividade da APRASC

A votação exepressiva da diretriz de desmilitarização, para o sargento Edson Fortuna, sinaliza que tem alguma coisa errada, e que a demanda não é exclusiva dos praças e da APRASC. "Muito distante do que os oficiais têm dito dentre dos quartéis e propalado para a sociedade civil há um desejo da própria sociedade de mudar as instituições que exercem a segurança pública no país", afirma Fortuna.

O apoio contudente à tese da APRASC significa também o entendimento de todo o conjunto da sociedade é que a desmilitarização é necessária para melhorar a segurança pública. Nos moldes atuais, a Polícia Militar é um entrave para proteger a população.

Justiça

O soldado da Polícia Militar, Sandro Nunes, que participou como representante dos praças em todos os dias da conferência, foi um dos presentes que mais comemorou a vitória. Em 1993, ele foi expulso dos quadros da polícia por conceder entrevista, para notícia publicada no jornal, pedindo diálogo com a sociedade e a desmilitarização. Na época, foi aberta uma sindicância que decidiu, sumariamente, pela expulsão, sem direito à ampla defesa e contraditório. Doze anos depois, por decisão da Justiça, foi reintegrado à PM.

Sua trajetória na Polícia Militar comprova que o militarismo nas instituições de segurança pública é um anacronismo rejeitado pela sociedade e pela justiça. O tratamento respeitoso e a garantia dos direitos humanos dos policiais e bombeiros é imprescindível. Mais: é uma obrigação e um direito, nos tempos atuais. A desmilitarização é um processo irreversível. Pode durar alguns anos, mais vai acontecer de fato.

fonte:
http://www.aprasc.org.br/forum/index.php?blog=16

9 comentários:

  1. Dale Companheiro!

    Fiquei sabendo agora, e confesso que estou até emocionado imaginando a sensação de alma lavada que foi estar lá. Me inscrevi como o amigo aconselhou, porém não fui selecionado naquela lista. Mas, fomos bem representados. Vendo aqui parabeniza-lo, e dizer que estamos juntos. Que há anos atras, você já tinha uma visão muito além daqueles da época. Só que "alguns" não entenderam isso. O tempo é o senhor da razão e a competência, honestidade e a verdade, estão do nosso lado. Viva a democracia.
    Sd Goedert.

    ResponderExcluir
  2. Car@s
    sou de SP, representante de uma entidade de Direitos Humanos. Desde o ano passado, na Conferência de Direitos Humanos, tenho pautado este tema. Naquele momento, tivemos muitos problemas e inclusive manobras para impedir sua aprovação. No entanto, a sociedade civil e companheiros de outras áreas estavam articulados e conseguimos passar a proposta.
    Na Conseg, pautamos de novo e tema. Em nossa etapa estadual a desmilitarização também foi a diretriz mais votada, apoiada por Guardas municipais, delegados de polícia, peirtos crimiais e sociedade civil. Não houve a divulgação do governo como deveria (é regulamento da CONSEG) e eles tentaram diminuir seu impacto, dividindo os resultados por eixos e não por números de votos. Mas não importa, pois vencemos!
    Ontem soube que a proposta saiu em miutos outros estados. Nós, que defendemos os direitos humanos, sabemos que a militarização é um entrave para a democracia e para uma segurança pública mais cidadã, pois atinge a todos nós ("sociedade civil" e "trabalhadores").
    Temos agora de nos unir, para aprovarmos isto nacionalmente. Aproveito para divulgar uma petição on line, sobre o tema.
    http://www.petitiononline.com/DESMILIT/petition.html

    Parabéns!
    Adriana Loche
    Centro Santo Dias de Direitos Humanos/Movimento Nacional de Direitos Humanos-SP

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS COMPANHEIRO,ESSA É A HORA DE UNIMOS FORÇAS. E ACABAR COM A ESCRAVIDÃO BRANCA.CB. PM.CAVALCANTE PM. DE ALAGOAS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nunes, parabéns APRASC, parabéns a todos os guerreiros...

    abraços...

    Fraga

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela vitória e gostaria de comentar que enquanto vivermos neste regime de militarismo, nós não seremos livres, pois ainda vivemos sobre as sombras da era da ditadura, onde os politicos tendem a nos punir por atos passados.

    ResponderExcluir
  6. Ainda teras muitas VITORIAS...

    TE AMO PAI!

    Bruna Nunes.

    ResponderExcluir
  7. Da mesma forma que o povo de Israel foi libertado do Egito nos praças da PM e BM de todo o Brasil estamos agora sendo libertado do militarismo por DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO para sua hora e glória amém queridos irmãos graças devemos dar acredito que nossas preces chegaram ao Senhor então ele deve ter dito:Ouvir o clamor do meu povo agora eu me revelarei Sd.PMPE;Rocha.

    ResponderExcluir
  8. boa noite comppanheiros e preciso haver a desmilitarização urgente por se não as pms vão para o fundo do poço e o sonho de todo pm entrar no seu quartel civilmente para resolver os seus prblemaentregar alguma coisa da caserna ir ao comando geral civil resolver algumas pedencias ter o livre direito de se expressar denunciar abusos falcatruar de oficiais DESMILITARIZAR E PRECISO

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.