segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ainda sobre o Plano de (des)Valorização da PMSC

O texto abaixo é de um companheiro de luta, um soldado como muitos outros que temos na PMSC, mas em poucas palavras externou a visão e o sentimento de uma grande maioria dos praças da PM de nosso estado onde os mesmos na verdade se sentem desvalorizados.

Após os acontecimentos no dia de hoje, cheguei a uma conclusao: estamos vivendo uma grave crise institucional.

De um lado todos os oficiais. Utlizando-se do poder estatal, da sua “discricionaridade” e de seus conhecimentos políticos para proveito próprio, ou como preferem dizer, em proveito da categoria. De outro lado, os praças. Segmento históricamente reprimido e recentemente pressionado, devido a manifestações por salário prometidos e não cumpridos por parte do governo. Praças que chegam a Assembléia com um nó na garganta. Muitos deles dispostos a matar ou morrer. Querendo não aprovar, nem que seja a força, um projeto que mais uma vez , não os beneficia igualitáriamente. Querendo berrar ao mundo que sua Associação é ainda a mais importante dos praças e da polícia militar .
Muitas coisas aconteceram. Oficiais entrando por locais onde praças não podem entrar. Praças tomando posições que oficiais nem ousavam se aproximar. Lembrando por vezes, em vários aspectos, um cenário de guerra. Oficiais deram de dedo em praças. Praças por sua vez, deram de dedo nos oficiais, lembrando-os que não estavam num quartel. Oficiais querendo se impor pela hierarquia. Praças querendo se impor pela força e maioria. Algumas vezes, tais diferenças quase acabaram em vias de fato.
E porque? Porque cada um queria sua parte no bolo, pouco recheado, que o governo preparou para a segurança publica. Só que com uma diferença: Quem estava brigando, pertencia a mesma categoria policial.
Esquecemos que, após isso tudo, voltaremos para a mesma caserna. Teremos que nos suportar e trabalhar juntos.
É povo. Estamos em uma crise institucional e será que só eu que percebi isso? Porque não houve briga entre os Policiais Civis durante a votação dos projetos da classe deles? Porque não houve briga entra diretores e professores? Ou ainda, entre enfermeiros e médicos? Que merda é essa de Hierarquia e Disciplina que serve para separar pessoas ao invés de responsabilidades? Será que seria tão ruim assim terem lutado por um projeto bom para todos?
Algo cheira ruim no ar. Será que vai ter que acontecer alguma tragédia? Alguem vai ter que morrer, matar ou suicidar-se??Para que coloquem a mão na consciencia e vejam que o poder é transitório. Que a vida é transitória.Tragédia esta que aliás, não está longe de acontecer. Nós próprios nos matamos. Ops.. se é que posso chamar praças e oficiais de nós.
Os professores foram embora.. a Assembléia ficou vazia. Apenas com Oficias, Praças e Deputados. O clima ficou tenso. Pareciam inimigos, esperando a decisão final, para ver quem ganhou a batalha..
Isso está certo?
Os praças coneguiram adiar. Os oficiais vão conseguir votar. A Guerra vai continuar. O Governo chamou todo mundo pra guerra. Só não esqueçam de uma coisa: os praças estão se preparado para ela a 174 anos.

Sd Goedert

Um comentário:

  1. Fico honrado com essa postagem no teu blog companheiro, ainda mais vindo de você, um guerreiro com tantas histórias de injustiças dentro da cooporação. Grande Abraço e a luta por igualdade continua!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.