sexta-feira, 31 de julho de 2009

A 1ªConferência que LAVOU MINHA ALMA!

Nestes últimos três dias que ocorreu a Etapa Estadual da 1º CONFERENCIA DE SEGURANÇA PUBLICA, me fez relembrar o ano de 1992 quando através de um telefonema de um jornalista do lendário Jornal O Estado me pedindo algumas informações sobre um tal Substitutivo Constitucional de Autoria do Deputado Federal Hélio Bicudo que estava propondo a Demilitarização das PM’s e alterando o Art. 144 da Constituição Federal de 1988.

Bem, de imediato lhe informei que não sabia do que se tratava e segundo porque este jornalista queria falar sobre este assunto comigo, de mediato ele responde que eu seria a pessoa certa, pois como diretor de relações publica de uma entidade de classe deveria ter este conhecimento, já que o mesmo já sabia da opinião do oficialato da PM e gostaria de saber da parte com maior contingente da Segurança Publica os praças, no entanto mais uma vez insisti que não sabia sobre o assunto mas iria buscar me interar sobre tal.

Como no inicio dos anos 90 a internet estava apenas engatinhado, tive que pesquisar de outras formas, mas com persistência comecei a encontrar vários materiais e o dito cujo Substitutivo Constitucional, conheci também uns praças da PM de Brasília através da Aspra(Associação de Praças), onde os mesmos me enviaram vários matérias sobre a Demilitarização e assim comecei divulgar sobre tal proposta com nossos praças, tudo sem muitas badalações apenas conscientizando sobre tal leitura e sobre a referida proposta.

Já no ano de 1993 e depois varias conversas com o tal jornalista decide que iria dar minha opinião sobre a proposta e assim fizemos, na declaração ao jornal de 5 de agosto de 1993 apenas lhe disse que tal proposta deveria ser discutida com a sociedade em geral e quem deveria decidir seria a mesma. Porem com a tal declaração foi instaurado uma sindicância e na mesma resultou a minha exclusão no dia 05 de outubro 1993 das fileiras da corporação.

Então no dia de ontem, 30 de julho 2009, já nas fileiras da corporação e depois de 17 anos de tudo ter começado e esta participando de tal conferência, pude LAVAR A MINHA ALMA e confesso que em alguns momentos o meu coração apertou e os meus olhos se encheram de lagrimas mas me contendo, pois sabendo que aquilo é somente uma parte de um longo caminho e que se tem muito ainda a percorrer.

Esta atitude não é uma expressão de desrespeito ou quebra de hierarquia ou disciplina, mas sim a busca do respeito e dignidade pelo profissional, pessoa humana e pai e mães de família, que fazem parte desta instituição chamada Policia Militar de Santa Catarina e conclamo todos aqueles homens e mulheres que estão sendo citados ou indiciados em IPM’s, respondendo Processos Administrativos Disciplinares e nos Conselhos de Disciplina não se deixem esmorecer, pois os senhores e senhoras não são baderneiros, arruaceiros, extremistas e nem guerrilheiros como alguns estão falando, mais sim trabalhadores da Segurança Publica do Estado de Santa Catarina e não do desgoverno do estado.

E ainda para aquele ou aquela que tem medo de externar suas idéias ou seus anseios não fiquem no anonimato vamos participar e acompanhar os nossos movimentos, pois como dizia Rui Barbosa:

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”


Sandro M.Nunes

Soldado PMSC


2 comentários:

  1. Emocionante esse seu depoimento! É um registro muito importante para a história ...

    ResponderExcluir
  2. e preciso DESMILITARIZAR AS PMS do brasil urgente vou ligar para o datena, para LULA, DR ricardo brisola balestreri

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.