quinta-feira, 18 de junho de 2009

Policiais civis e militares discutem e apontam armas em Lages - SC

Confusão começou em uma abordagem de rotina a um carro com placas frias

Uma abordagem de rotina a um carro com placas frias acabou em uma discussão envolvendo ao menos 26 policiais militares e 14 policiais civis, todos armados, em Lages, na Serra Catarinense, na noite de terça-feira.

Conforme relatório produzido pelo delegado César Talon e encaminhado ao delegado regional José Rogério de Castro Filho e ao Ministério Público Estadual, o fato aconteceu por volta das 19h.

Talon afirma que estava na 2ª DP quando recebeu um telefonema dando conta de que na esquina das ruas Fernando Ataíde e Adolfo Konder, no bairro Sagrado Coração de Jesus, havia um Palio bordô com dois homens que, após discussão de trânsito com um motociclista, teriam lhe mostrado armas e disseram ser policiais.

Talon consultou as placas do Palio e constatou que não estavam cadastradas. Assim, pediu a dois policiais civis que fossem verificar a situação com uma viatura descaracterizada, enquanto ele também foi com o seu carro particular. No local, Talon teria identificado dois policiais militares sem fardas. Eles teriam alegado que saíram do serviço e estavam sem fardas para realizar uma investigação, a pedido de um oficial.

Como o Palio tinha placas frias, o delegado pediu os documentos do veículo, e os PMs teriam dito que não possuíam. Talon disse então que precisaria conduzir o carro à delegacia, ao que os militares teriam respondido que não entregariam o automóvel sem a presença do oficial.

Por telefone, o oficial teria dito ao delegado que o Palio era uma viatura e que não deixaria ser apreendido, pois possuía os documentos.

Talon então pediu ao oficial que lhe levasse a documentação, mas o militar teria acionado os policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), que teriam chegado ao local portando armas longas e já as apontando para os policiais civis.

O delegado Talon disse ainda que, mediante à não apresentação dos documentos e pelo fato de o veículo ter placas frias, determinou a sua apreensão, mas o oficial da PM o impediu. Em seguida, teriam chegado ao local outros 11 policiais civis, contra 12 militares à paisana e outros 12 fardados.

Com a chegada de mais PMs, segundo o delegado, o oficial teria dito que havia enviado seus policiais ao local para investigar um crime de extorsão com o suposto envolvimento de policiais civis contra um empresário. O oficial então teria dito que tiraria o Palio dali e o levaria ao batalhão da PM e, quando os policiais civis tentaram impedi-lo, todos os PMs teriam apontado suas armas contra eles.

Garante o delegado que nenhum policial civil, em nenhum momento, sacou suas armas, já que várias pessoas que nada tinham a ver com a confusão passavam pelo local no momento.

O delegado Talon concluiu seu relatório afirmando que os policiais do PPT escoltaram o oficial na condução do Palio ao batalhão e, na saída do local da confusão, teriam subido na carroceria da caminhonete na qual chegaram e continuaram apontando suas armas para os policiais civis.

Uma reunião entre o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Eliésio Rodrigues, e o chefe da Polícia Civil no Estado, delegado Maurício Eskudlark, foi realizada a portas fechadas na noite de quarta-feira em uma sala da Uniplac, no município, para buscar uma solução para a confusão.

Comandante não quis comentar o assunto

Procurado pela reportagem do DC na tarde de quarta-feira, o coronel Ernesto José da Silva, comandante da 2ª Região de Polícia Militar de Santa Catarina, sediada em Lages, disse por telefone que não comentaria o assunto, e que tal atribuição caberia apenas ao coronel Eliésio Rodrigues, comandante-geral da PM catarinense.

Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2549170.xml

2 comentários:

  1. O QUE DIZ O ARTIGO 144§ 5° AS POLICIAS MILITARES CABE O POLICIAMENTO OSTENSIVO/PREVENTIVO E A MANUENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, NADA ALEM DISSO!
    O QUE FAZIA OS POLICIAIS MILITARES COM UM VEICULO DESCARACTERIZADO?
    FAZENDO O SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO QUE DIZ RESPEITO A POLICIA CIVIL, SOMENTE O OSTENSIVO/PREVENTIVO NADA MAIS NÃO INVADAM A AREA DOS OUTROS PARA NÃO HAVER QUEBRA PAU!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Polícia Civil que se foda, não tem efetivo nem vontade de trabalhar, um bando de babacas despreparados, advogadozinhos incompetentes que passam em um concursinho de merda para delegado, polícia é a PM, para ser soldado precisa de 11 meses de curso, para ser delegado 2 a 3 meses, se descuidar não sabem nem manusear armas

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.