segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Enquanto alguns discutem a população perde.

As polícias continuam se estranhando…
Por Cesar Valente ⋅ 14 de setembro de 2009, às 9:43

A rixa entre as polícias militar e civil (ou vice-versa) ganha agora um novo componente: a guarda municipal de Florianópolis. Como não sou expert em assuntos internos dessas corporações, apenas transcrevo notinha que se encontra no site da Polícia Militar e que um leitor me enviou. Nas entrelinhas, e mesmo em algumas linhas, a demonstração clara que alguma coisa anda fervendo por lá.

E, quando os encarregados da nossa segurança se estranham quem perde, quase sempre, somos nós. Taí (para ler o original, clique aqui):

Comando Geral pede apuração de responsabilidade na participação da GMF em ação policial
Florianópolis, 11-09-2009

Na última terça-feira, um documento expondo a ilegalidade da participação da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) em ação de natureza policial conjunta com a Polícia Civil, no último dia 04, na Capital, foi enviado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues, ao procurador-geral de Justiça, Gersino Gerson Gomes Neto, ao prefeito Dário Berger, e ao secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet. O ofício pede ainda a apuração dos fatos e a adoção das medidas legais necessárias para coibir este tipo de situação, classificada como uma afronta a Constituição Federal.

2 comentários:

  1. Esse coronel é um fanfarrão. Em qualquer estado da união, guardas e policias participam de operações de forma normal. Ele esquece que a guarda é da prefeitura, e quando a unidade da PM, seja em qualquer lugar do Brasil precisa, é no gabinete do prefeito que eles vão chorar suas pitangas, pois o dinheiro do estado é só para viatura, salario e combustivel. Mas tudo a ver, a PMSC é, como todas as da região SUL, retrógrada e um dinossauro, mas não se engane, o meteoro esta chegando.

    ResponderExcluir
  2. E o que a Policia Militar faz com o serviço reservado e constitucional?
    não está marcado la no artigo 144 § 5 que o serviço da PM e OSTENSIVO/PREVENTIVO, quer dizer depois que ocorreu não e mais função da Policia Militar e sim da Policia Civil, pois a mesma não fez o seu papel que era preventivo, ai usurpam suas atribuições e entrem no campo da Policia Civil fazendo com que se tornem forças concorrentes.
    O que esse coronel esta falando e um tremendo absurdo, guerra de vaidade póis as Guardas estão cada dia mais bem preparadas e estruturadas, pois se colocarmos lado a lado as ocorrências entre a PM e a Guarda veremos que e alto o indice de erros e abusos cometidos pela PM!
    O que eles não querem perder e o status e a garantia de comandar uma Guarda depois que forem parar na reserva, temos que lutar para o Brasil ir pra frente e acabar o militarismo que torna nosso país retrogrado e obsoleto, com um sistema de segurança arcaico e falido e só ver o alto indice de homicidios que ocorrem no Brasil por ano 50.000 pessoas assassinadas e onde estava a PM que tem nas suas atribuiçoes o serviço OSTENSIVO/PREVENTIVO?
    Sem falar que os coronéis não querem perder a teta, pois quem paga os aluguéis das Companhias, que que banca o Coro de Bombeiro na cidade o municipio, e essa a concorrência temida pelos oficiais PM, as cidades que tem Gaurdas a verba vai cessando pois e PM e de responsabilidade dos Estados-membros e não dos municipios pois esses ja repassam verba para o Estado!
    Eu quero que me mostrem onde esta marcado que a PM possa fazer revista pessoal sem a pessoa estar em fundada suspeita?
    Quero que me mostrem onde esta marcado que a PM pode fazer serviço de investigação, e repressão ou politica de enfrentamento?
    então não me venha com babaquices o retardado!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.