quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Governador Raimundo Colombo quer os PM's nas ruas.

Bem como esta noticiado no blog do jornalista Moacir Pereira, o governador Raimundo Colombo quer fazer grandes mudanças e uma dela nos diz diretamente.
Como diz o velho ditado:
"É esperar para ver!"


O ano começa com um fato novo: novo governo estadual está se mexendo. Raimundo Colombo mostra disposição de um novo estilo de administrar. É verdade que adota o recurso dos caçadores que optam por bandos ou passaradas: o uso da espingarda que espalhar chumbo por todos os lados. Em pouco mais de uma semana fez várias promessas, anunciou metas surpreendentes, definiu prioridades e criou fatos políticos e administrativos de repercussão. Em resumo: o governo está mais presente na vida dos catarinenses.

Cobrou policiamento mais eficaz e ostensivo. Uma Central de Policia já funciona no norte da Ilha. Os gigantescos engarrafamentos na SC-401 (80% do movimento de veículos da Capital) foram amenizados com a liberação da pista dupla na SC-401, com orientação da Polícia Militar. A rodovia do sul passou a ter uma atenção especial.

Participando do “Conversas Cruzadas”, Raimundo Colombo fez várias revelações. A de maior impacto: transformar o espaço físico da Penitenciária Estadual num moderno complexo médico-hospitalar da Grande Florianópolis. O vice Eduardo Moreira,também presente, revelou negociações com a SOS Cárdio para compra do moderno Hospital construído e pronto para operar no início da SC-401.

O governador confirmou assinatura de decreto para fazer retornar aos quartéis os soldados em desvio de função. Os órgãos com proteção constitucional para requisitar a Polícia Militar terão que indenizar as despesas para permitir novas admissões na PM. Concordou que os policiais que trabalham no operacional, combatendo a criminalidade, é que devem ter gratificações especiais e melhores salários.

Outra novidade: prometeu para dentro de 30 a 60 dias a implantação do tão prometido Diário Oficial Eletrônico. Foi além, ao enfatizar que seu governo será transparente. Tratará de colocar na Internet todos dados sobre receita e despesas da administração estadual.

PRIORIDADE ZERO

Colombo voltou a se comprometer com duas rodovias também vitais para a economia catarinense: a BR-470, entre Navegantes e Campos Novos, e a SC-401, que liga o centro da Capital as praias do norte da Ilha.

Por coincidência, as duas estradas arrastam-se por décadas sem solução. Até parece que as autoridades debocham da paciência da população.

A duplicação da BR-470 é uma aspiração do povo do Vale do Itajaí desde a década de oitenta. Nos anos noventa, o governo federal transferiu a obra para o Estado. Realizada licitação no governo Paulo Afonso, venceu uma empreiteira do Paraná, para cobrança de pedágios exorbitantes, valendo-se do traçado original, mesmo sem obra nenhuma. Veio o governo Amin, denunciou o contrato, obteve rescisão na Justiça e elaborou novo projeto. Até hoje ninguém sabe onde está este estudo de duplicação. Lá se foram 10 anos de mais tempo perdido. Em Brasília, a duplicação seguiu no dorso de um cágado. Agora, prometem mais ação.

Raimundo Colombo reuniu-se com os prefeitos João Kleinubing (Blumenau) e Miltom Hobus(Rio do Sul), mais os secretários e assessores, e determinou prioridade absoluta. Vai a Brasilia para audiência com a presidente Dilma Rousseff. Pedirá, antes, uma reunião com o ministro Antônio Palocci. Se o governo federal não assumir compromissos claros de atacar logo a obra, a SC-Parcerias construirá uma nova estrada, com a iniciativa privada, mediante cobrança de pedágio. Recorde-se: a BR-47-foi construída para 6 mil veículos e recebe hoje mais de 35 mil.

Outra fixação do novo governador, encampada pelo secretário Valdir Cobalchini é a SC-401. Outra estrada que se arrasta por 16 anos sem solução. Os serviços finais serão retomados em março.

A sociedade tem que cobrar. Chega de carnificina, mortes e mutilações irrecuperáveis. E de entrave logístico por omissão do poder público.

Fonte:

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67


2 comentários:

  1. Outros já disseram o mesmo e o que vemos é que tudo continua igual. penso que é apenas impulso de poder que ainda não encontrou com as forças contrarias.

    ResponderExcluir
  2. Estou decepcionado com as ''prioridades'' do novo governador.
    Para variar, mais um governador que vai esqueçer da região Oeste.
    De todas as prioridades, nem uma a região oeste está inclusa, na hora de pedir votos, sempre aparece por aqui, e agora depois de eleito, somos esquecidos.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por postar sua opinião.