terça-feira, 25 de agosto de 2009

25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO E OITAVO ANO DA APRASC.

Apesar de não ter tido a oportunidade de participar da construção desta entidade a exatos oito anos atras por estar ausente, mas desde o meu retorno me sinto honrado em participar e ser sócio desta entidade que é referencia de luta e busca a dignidade e respeito aos praças da PM e BM de nosso estado.

Parabens APRASC.
Parabens PRAÇAS.
Parabens MULHERES QUE LUTAM.
Parabens Senhor Deputado SARGENTO AMAURI SOARES.


PARABÉNS APRASQUIANOS PELOS OITO ANOS DE LUTAS E DE RESISTÊNCIA!


Hoje, 25 de agosto de 2009, a Associação de Praças do Estado de Santa Catarina, a APRASC, completa oito anos de existência. Naquele final de manhã de um sábado, no dia 25 de agosto de 2001, no Auditório do Hospital Florianópolis, na Capital, 33 praças e um paisano estavam reunidos. Discutiram o objetivo, deliberaram pelo sim, aprovaram o Estatuto, elegeram a Diretoria Provisória. Estava criada a APRASC, que recebeu esse nome dentre outros dois que foram sugeridos. Venceu a proposta apresentada lá mesmo pelo então Cabo, hoje Sargento, Edilson. O dia 25 de agosto, que é o Dia do Soldado, não foi escolhido por acaso para a fundação da APRASC.

Dos 33 praças que lá estavam, dois já faleceram: o Sd Moisés (2006), do qual temos uma foto em moldura aqui no gabinete, e o Cb Antônio, conhecido como "galo", chapecoense e que também trabalhava na Cia de Guarda. O Cb Antônio morreu vítima de um acidente de carro, quando já estava na RR, em 2008.

Depois da fundação, nas semanas seguintes, fomos atrás da burocracia. Feito isso, escrevemos uma pequena carta, de uma lauda, e começamos a distribuir para os companheiros, pedindo a adesão. Neste começo, diziam que a APRASC não daria "em nada", que seria "mais uma" e que no nosso meio nada nesse sentido frutificaria. Quando começamos a ir para as ruas, já em janeiro de 2002, passaram a dizer que alguns levariam algumas cadeias, e que ficaríamos, então, quietos, e tudo ficaria como antes. Lutas intensas já em 2002, e nossa entidade só crescia.

Como não desistimos, mesmo com todas as cadeias que nos arrumaram, acabamos fazendo a virada de 2002 para 2003 em grande estilo, com mudanças institucionais e de governo que ajudamos a construir, mesmo com muitas punições, transferências, perseguições.

O período seguinte foi de tentativa de construção de uma nova lei salarial, que fizesse justiça, reconstruindo a escala vertical de salários. Depois de muito esforço, de dezenas de reuniões, de Assembléias, de manifestações, saiu a Lei 254, que o atuais governistas juravam que cumpririam integralmente, mas que não cumpriram. Luta, sentimento de justiça, vontade coletiva, e compromissos traídos pelo governo. E a luta segue...

As jornadas de dezembro de 2008 ainda estão quentes nas nossas consciências e no nosso lombo, visto que o rescaldo, a vingança e a vontade de nos aniquilar, continuam em vigor.

Nos últimos oito meses, de forma planejada, tentaram aniquilar a APRASC, e até o governador Luiz Henrique, através de sua Procuradoria Geral do Estado, propõs o fechamento da APRASC, a sua dissolução, já no dia 27 de dezembro do ano passado. Aí o Comando da PM, seguindo a vontade de um governador que está prestes a entregar o bastão, decretou que a APRASC não pode mais falar pelos praças, e deixaram a maior entidade representativa de servidores da segurança fora de todas as conversas com o governo e com suas autoridades. E foram discutir uma "nova lei salarial" sem a APRASC.

O resultado está no nosso contra-cheque de agosto! Depois de tantos discursos, de tantos elogios ao governador e ao comandante, enfim, os praças podem ver o que representou o afastamento forçado da APRASC das discussões de interesse dos praças. Nós dissemos tudo isso antes, inclusive que a proposta era ruim: o abono muito minguado, e a lei de "valoriazação", uma humilhação para os praças. Mas foi preciso sair o contra-cheque de agosto para que todos percebessem o tamanho do buraco da bala. Muitos continuavam acreditando que o incremento salarial seria melhor, e as autoridades, do governo e do comando, contribuíram para isso, divulgando amplamente informações ilusórias, para não dizer, mentirosas.

Nós seguiremos a nossa luta. E eles não podem mais aniquilar a APRASC, pois ela não é coisa, não é sigla, não é uma salinha no Centro da Capital. A APRASC é a consciência coletiva e organizada dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e não tem mais como eles destruírem nossa consciência.

A APRASC continua analisando que a proposta salarial do governo e do comando é uma vergnha, como já dizíamos quando os projetos chegaram à Assembléia Legislativa. E a APRASC não se conforma com isso, e não vai parar de lutar por conquistas efetivas. Estamos, nesse momento, recarregando as "energias", e estaremos marchando sempre em frente. Nada melhor que um dia após o outro, que um mês após o outro, que um ano após o outro e, importante isso, que um governo após o outro.

Agredecemos no fundo da nosso ânimo os milhares de companheiros que estiveram nas jornadas desses oito anos de luta intensa. Peço permissão para citar um, o Seu Taquara, lá de Paraíso, na divisa com a Argentina, que estava em todas as nossas manifestações e assembléias, até seu falecimento, ocorrido há menos de um ano. Todo o sacrifício, todo o trabalho, toda a dedicação, toda a confiança, de milhares de Irmãos de Farda, não tem dinheiro que pague. Disso nunca esqueceremos, e também nunca deixaremos de lutar por todos os nossos pressupostos de praças, sejam quais forem as condições que nos sejam impostas.

Ainda antes de trocar de governo, vamos ver se é mesmo só isso que concederão. Todos os homens e mulhares de boa vontade, que tenham sentimento de justiça, podem nos ajudar, e reconheceremos sempre quem estiver ao nosso lado. Já os que são nossos inimigos nesse momento, não poderão ser nossos amigos no futuro, quando a conjuntura estadual mudar.

UM FRATERNO E IMENSO ABRAÇO A TODOS OS GUERREIROS, NESSE OITAVO ANIVERSÁRIO DA NOSSA LUTA COLETIVA E ORGANIZADA!!!


"Saudações a quem tem Coragem!"



2º Sgt RR Amauri Soares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por postar sua opinião.